a NOTUM - v1.0


O projeto



O Sistema de Certificação Institucional - SIC (nome provisório) nasce como resultado das atividades desenvolvidas no projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) intitulado “A contribuição do software livre nos processos de elaboração, gestão e validação de certificados na Universidade Federal Rural de Pernambuco”, realizado durante o período de agosto de 2016 a julho de 2017. O projeto nasceu como demanda por parte da comissão de ensino da UAG/UFRPE e da necessidade constante por maior eficiência, economicidade e confiabilidade na disponibilização de certificados e títulos por parte das universidades públicas. Nesta direção, as tecnologias da informação e comunicação, especialmente aquelas desenvolvidas como software livre, podem oferecer contribuições na efetivação destes princípios. Com o projeto, objetivamos contribuir para viabilizar maior eficiência da gestão pública no processo de elaboração, gestão e validação de certificados ou declarações da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Em sua realização foram mapeadas e contatadas os responsáveis por vinte e uma possíveis soluções existentes em âmbito nacional, estudados os softwares localizados a partir de requisitos estabelecidos pela equipe e iniciado o desenvolvimento de software livre dado que as soluções não atendiam satisfatoriamente a demanda apontada.

O software desenvolvido conta com mecanismo de criação e gerenciamento de usuários para a plataforma, no qual existem quatro perfis de usuário: a) professores / técnicos-administrativos, que tem acesso à criação e participação de ações (coordenadores); b) os usuários que podem ser colaboradores de determinadas ações, sendo eles, qualquer pessoa que crie uma conta na plataforma; c) a pró-reitoria, que leva o título de certificador, na aplicação; d) e o administrador do sistema, que faz o gerenciamento de questões mais específicas, como a adição de pró-reitores, setores e coisas mais institucionais.

Uma de suas funcionalidades principais é a gestão de ações institucionais, que pode ter vários tipos de foco, dentro desta ação se pode realizar a criação de inúmeras atividades dos mais variados temas, cada atividade tem acesso à customização total de, modelo de certificado, com ferramentas praticas de edição e posicionamento de imagem, gestão de participantes de atividade, podendo importar uma lista dos participantes via programas de planilha ou até mesmo adicionar manualmente, e adicionar colaboradores a ação, para ajudarem com a gestão de participantes ou a edição de certificados. Todo o processo é automatizado, ao fim da ação, o coordenador que criou poderá submeter a avaliação da pró-reitoria do qual a sua ação está vinculada, caso o certificador aceite a ação, todos os participantes receberão um certificado da atividade cujo participou, os mesmos podem buscar seu certificado pela página inicial da plataforma inserindo o CPF no campo de busca ou pelo código QR presente no verso do mesmo, todos os certificados possuem uma chave criptografada que garante a validade de sua participação.

O projeto inicial de desenvolvimento contou com a utilização de linguagens e framework mais recentes. Foram escolhidas a seguinte combinação de ferramentas: PHP 7.1 (https://secure.php.net) como linguagem de programação back-end, responsável pela lógica da aplicação e suas conexões com banco de dados, MySQL 5.7 (https://dev.mysql.com/doc), CodeIgniter 3.1 (https://codeigniter.com), um framework para o PHP, que utiliza o padrão de arquitetura de software MVC (Model-View-Control), que auxilia na modelagem estrutural do código e a conexão com o banco de dados, além de disponibilizar inúmeras “funções ajudantes”, conhecidas como helpers, e o bootstrap3.3 (http://getbootstrap.com), que é um framework front-end, responsável por toda estruturação visual do software, ajudando com seus recursos variados, deixar a usabilidade mais fluida. Também utilizamos JavaScript, uma linguagem de script voltada para aplicações web. Ela foi utilizada na criação da funcionalidade de edição de certificados, onde se necessitou de maior liberdade para controlar imagens e texto de forma dinâmica em uma aplicação em tempo real; para este processo, foi utilizado uma biblioteca chamada Fabric.js (http://fabricjs.com/), que conta com métodos de edição de texto e imagem. Todas as imagens são convertidas em formato base64 e salvas no banco de dados como string. O sistema utiliza todas as variáveis de suas ações e gera certificados no formato PDF para seus participantes. A criação do PDF é realizada pela biblioteca de PHP chamada FPDF (http://www.fpdf.org), que possui poucas funcionalidades nativamente e se faz necessário acrescentar algumas funções em seu código para funcionar de acordo com o fluxo do programa ora em desenvolvimento. Foram adicionadas as seguintes funções: rotação de imagem, geração código QR e escrita de texto com variedade de tag HTML.